O ano de 2020 mexeu com a vida de todo mundo. Uma pandemia global provocou tristeza e dor, mas também trouxe transformação de comportamentos e tecnologias.
É impossível pensar o que teremos para 2021 sem pensar no que passamos e ainda teremos reflexos. Então vamos começar?
– Corrida pela transformação digital
Não é segredo mais!
Quem ainda não entrou no time da digitalização do seu negócio vai ter que correr atrás, até mesmo os negócios dos setores que tradicionalmente já apresentam um tipo de resistência como, saúde, energia, educação e construção. Hoje, o consumidor percorre mais da metade da jornada de compra antes mesmo de falar diretamente com quem vende. E isso acontece através da internet e das buscas em mecanismos como o Google. Alguns processos de vendas são 100% online, outros iniciam na internet e finalizam na loja física, e ainda existem os que se iniciam na web, passam por uma intermediação na loja física e finalizam na web.
Agora, mais do que nunca, o foco dos negócios é digital!
– App é tudo de bom!
O home office foi um escape necessário para que pequenas, médias e grandes empresas não parassem de funcionar. Com isso tivemos um enorme crescimento de aplicativos que oferecem suporte ao trabalho à distância.
Também não é estranho mais, você conseguir fazer tarefas de trabalho através do seu celular, o formato mobile é um grande diferencial de aplicativos
Reuniões online, sistema de tarefas, documentos compartilhados em nuvem, tudo o que torna o trabalho mais seguro, eficiente e confiável é tendência para esse ano. O que já é oferecido ficará mais sofisticado e mais opções aparecerão por aí.
– 2021 é também o ano da experiência do cliente
As empresas não medirão esforços para garantir que a percepção dos consumidores de como sua companhia os trata seja positiva e que mantenham um relacionamento por bastante tempo.
A compra está cada vez mais acessível, ela pode ser feita de qualquer lugar ou canal – seja pela TV, smartphone, por meio de um website ou as redes sociais (WhatsApp, Facebook ou Instagram), ou ainda por meio de um QR Code disponível num outdoor. Ou seja, empresas investindo em presença, o verdadeiro omnichannel – entender o que seus clientes precisam antes mesmo que eles saibam disso, oferecendo a ele todo o suporte por meio de diferentes canais de vendas–
Duas maneiras que estão sendo bastante usadas para se destacar na experiência do cliente é o Voice Shopping e AI e AR.
“Ok Google”, “Hey Siri” e “Hi Alexa”
Já ouviu alguma dessas expressões? A popularidade dos dispositivos assistidos por voz está aumentando porque as pessoas estão começando a gostar da ideia de ter um assistente de voz em sua casa que compreende e entrega respostas em segundos. Apostar em ideias assim é investir em sucesso.
Outra tendência é a utilização de Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (AR). Com IA a empresa consegue rastrear o histórico do cliente e o comportamento de navegação e oferecendo exatamente o que ele está procurando ou a combinação perfeita para o que acabou de comprar. E a AR foca em satisfazer a necessidade do cliente de inspecionar fisicamente o produto, mostrando todas as características do seu produto e como ficaria bem com eles. Demais, não é mesmo?
Sustentabilidade e tecnologia combinam?
A resposta é SIM e muito!
Por mais que a gente pense que não, a tecnologia está diretamente relacionada e é importante para todos os esforços referentes a sustentabilidade. Com ela grande parte das empresas conseguem evitar o desperdício de matéria-prima, energia e até água.
A nova geração de consumidores é formada por indivíduos conscientes. Seu comportamento ao comprar algo é direcionado em valores como responsabilidade social e ambiental.
Em 2021, se as marcas não se adaptarem à uma política pró-sustentabilidade, ecológica e livre de crueldade, elas correm o risco de serem substituídas por empresas que, embora potencialmente mais caras, defendam esses propósitos.
Grandes tendências, não é ? Nós sabemos.
A digitalização, inovação e experiência com o cliente são passos essenciais para que seu negócio se mantenha competitivo no futuro e que sua marca perdure. Mas a pergunta que não quer calar, sua empresa está pronta para encarar essa jornada?
Entre em contato com a BrunSker e vamos entrar nessa caminhada com você!