Uma pesquisa encomendada pela Microsoft à agência de comunicação Edelman apontou que pequenas, médias empresas, após a intensa corrida para ampliar a adoção de tecnologia nos três últimos anos, processo impulsionado pela pandemia de Covid-19, onde 98% dos entrevistados, cujos negócios estão em transformação digital, reconhecem o impacto positivo deste movimento.
A pesquisa, realizada entre os dias 14 e 15 de novembro do ano passado, com 312 líderes de micro, pequenas e médias empresas de diversos setores da economia buscou entender a experiência da transformação digital após a pandemia, considerando tendências, expectativas e necessidades sobre fatores-chave da digitalização.
O impacto da transformação digital nos negócios da MPMEs
Cerca de 92% das empresas que responderam a pesquisa consideram que estão em processo de transformação digital. Destas, 81% afirmam que a digitalização está acontecendo de forma bastante rápida. Neste processo, 47% das empresas estão priorizando a otimização do uso de dados para a inteligência de negócios, 41% buscam o recrutamento e treinamento de talentos em tecnologia e 40% estão focadas na aquisição e adoção de novas tecnologias. Entre as oportunidades, 47% das empresas pesquisadas enxergam na inovação uma forma de gerar mais ganhos operacionais e comerciais, já para 43% e 40% a adoção de novas tecnologias pode apoiar, respectivamente, na conquista de novos mercados e na melhora da relação com clientes e fornecedores.
Apesar do avanço, quando se trata de criar uma cultura de transformação digital, ainda há um longo caminho, além de continuar com investimento contínuo em tecnologia, pois o mundo está mudando cada vez mais rápido, com novas soluções e produtos surgindo a todo momento.