Hoje, dia 27 de novembro, está rolando uma das datas mais esperadas pelo varejo e também pelos consumidores brasileiros : A Black Friday 2020! Que está prometendo ser a mais digital de todas (E tem sido a mais longa também)!
É uma ótima oportunidade para o seu negócio fechar o ano com chave de ouro, por isso sempre salientamos a importância de planejar suas campanhas com antecedência. Já demos algumas dicas de como se preparar para essa data em outro texto, então para não ficarmos só na teoria, vamos apresentar 7 cases de empresas que fizeram campanhas criativas e conseguiram resultados relevantes nessa época.
NETSHOES
Em 2013 a Netshoes dobrou o número de vendas para novos clientes comparado ao ano anterior, utilizando além dos itens com até 70% de desconto, um serviço de personalização de produtos que chamou muita atenção dos consumidores. A campanha inovou também em mudar o nome da Black Friday para Sport Friday para referenciar o segmento de produtos da empresa.
DAFITI
Em 2013 também a Dafiti apostou em uma campanha diferenciada e baseada em cores, sim é isso mesmo!
Na semana que antecedeu a Black Friday, foi escolhido uma cor para cada dia da semana e assim todas as peças daquela cor, naquele dia, tinham um desconto especial de até 70%. Ficou assim:
White Monday – segunda-feira branca
Blue Tuesday – terça-feira azul
Red Wednesdey – quarta- feira vermelha
Yellow Thursday – quinta- feira amarela
Bem legal!
AMAZON
Um outro jeito de pensar a Black Friday seria desenvolvê-la em outra época do ano. Porque não uma Black Friday com a cara do seu negócio ? Foi o que a Amazon fez criando a Prime Day. Em 2020, essa campanha aconteceu em 13 e 14 de outubro e juntando todos os 19 países participantes, o faturamento foi maior de 3,5 bilhões de dólares.
Que tal fazer uma campanha nos moldes da black friday em uma data especial, como aniversário da empresa ou até mesmo em uma época onde o volume de vendas não seja historicamente alto. É uma boa alternativa!
MAGAZINE LUIZA
Conhecida entre as maiores redes varejistas de eletrônicos e móveis brasileira o Magazine Luiza surpreendeu seus clientes em 2017 ao lançar uma ação chamada Black Post.
Foram vendidas “caixas surpresas” com preços entre R$ 29,00 a R$999,00 e as pessoas deveriam comprar as caixas sem saber qual era o produto. Apesar de parecer uma loucura, a ação foi um sucesso e foram vendidas rapidamente as 90 caixas de cada preço.
Depois de vendidas, foi divulgado quais os produtos das caixas:
Com esses resultados podemos perceber que mesmo comprando até por impulso, muitas pessoas confiaram na proposta da marca. Objetivo concluído com sucesso!
COLOMBO
Isso que chamamos de inovação!
A Colombo é uma loja demoda masculina brasileira bem reconhecida e em 2014 lançou na Black Friday uma campanha genial e bem interessante.
Em uma região cheia de escritórios, a Vila Olímpia em São Paulo, a Camisaria levou literalmente as ofertas até os consumidores. Vários manequins instalados em drones sobrevoaram as ruas, transformando as grandes janelas dos prédios comerciais em vitrines.
Está difícil imaginar como foi essa ação? Então confira nesse vídeo:
MC DONALD’S e BURGUER KING
Duas ou mais empresas concorrentes ficarem se alfinetando e querendo captar os mais clientes que as outras é de animar e muito os consumidores, pois eles também saem ganhando muito nessa brincadeira.
Mc Donald’s e Burguer King são duas marcas que adoram fazer isso e já envolveram outras marcas também como Giraffa’s e KFC.
REI COOP
Da série: campanhas que vão além do dinheiro, a Rei Coop saiu do convencional e anunciou uma campanha bem diferente. Comunicou que as lojas estariam fechadas na Black Friday e convidou seus consumidores a aproveitar o dia para praticar atividade física ao ar livre.
#OptOutside repercutiu muito na imprensa e redes sociais e evidenciou a identidade e propósito da empresa além do comércio. Não podemos esquecer da essência da marca antes de fazer qualquer campanha!
Depois de tantos cases criativos de sucesso, inspire-se nesses exemplos e comece a pensar nas ideias inovadoras para o ano que vem e entre também nessa lista. Você já possui uma plataforma de e-commerce preparada para as demandas da Black Friday?
Entre em contato com a gente! A BrunSker pode te ajudar!