2020 com certeza é um ano atípico em todas as áreas. A pandemia trouxe várias consequências na economia, novos hábitos de consumo e uma aceleração na migração dos pequenos e médios negócios para o ambiente virtual.
A Black Friday é uma data tradicionalmente americana, mas que, chegou ao Brasil em 2010 e a cada ano que passa vem ganhando expressividade no país. Nesse período, marcas de diversos produtos fazem campanhas para queimar estoques antes das datas comemorativas de fim do ano.
Essa data também é aguardada pelos consumidores, que lotam as lojas físicas e movimentam os ecommerces a procura de grandes descontos em produtos que normalmente tem um preço mais caro no mercado.
Em 2017 houve uma discussão sobre fazer uma mudança na data da Black Friday para setembro, já que nesse mês não tem nenhuma comemoração comercial especial, mas a ideia não teve muita adesão. Na tentativa de apoiar o comércio, o governo federal adotou a Semana Brasil nesse mês, mas o faturamento ainda não se compara com as expectativas da Black Friday, já consolidada todos os anos.
Esse ano a Black Friday será oficialmente realizada no dia 27 de novembro, porém muitas empresas, principalmente as renomadas, resolveram fazer um “esquenta” para tentar compensar vendas perdidas ou declinadas causadas pelo isolamento social durante a pandemia.
A temporada de descontos de lojas como Casas Bahia e Ponto frio iniciaram na sexta-feira, dia 23 de outubro, e vão durar por 40 dias. A intenção é evitar a aglomeração nas lojas físicas e passar por esse período com o máximo de segurança para a saúde de todos.
A Black Friday 2020 promete ser a mais digital de todos os anos e se seu negócio já possui um e-commerce a expectativa é que fature muito!
Segundo uma pesquisa da empresa AppsFlyer, os downloads de aplicativos de compras no Brasil cresceram 100% durante a pandemia. Ou seja, não tem erro!
Se prepare:
– Consiga bons descontos também com os seus fornecedores, assim todo mundo ganha!
– Prepare um bom estoque dos produtos que pretende colocar em promoção
– Verifique se a plataforma de e-commerce tem bom desempenho e se irá aguentar as demandas.
– Ofereça benefícios além dos descontos, como entregas rápidas e frete grátis nas compras por aplicativo, por exemplo.
– Use e abuse das redes sociais!
E se você não conseguiu se antecipar para a Black Friday e migrar o seu negócio para o virtual, você não vai querer ficar de fora nas próximas datas comemorativas e também no Black Friday do ano que vem, não é mesmo?
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