Seguindo nossa sequência de posts com dicas para empresas neste período de isolamento, buscamos desta vez 5 ferramentas que podem ajudar os negócios a continuar vendendo mesmo sem a possibilidade do contato presencial. Claro que as dicas a seguir talvez precisem de alguma adaptação pois os tipos de produtos variam mas acho que ao menos uma dessas opções podem te ajudar a continuar vendendo. Então chega de papo e vamos as nossas ferramentas e algumas sugestões de como utilizá-las:
1 – Whatsapp:
É claro que a nossa primeira dica não poderia ser nada menos do que a maior plataforma de troca de mensagens do Brasil. O aplicativo está no celular de cerca de 99% da população brasileira que possui smartphone. Esse número faz com que utilizar este recurso seja um caminho mais prático para se comunicar com grande parte dos seus clientes e até mesmo alcançar novos que às vezes não conheciam a sua empresa.
Na opção mais simples do app já é possível utilizar diversas das suas funções para se comunicar com seus clientes, desde listas de transmissões para enviar promoções e falar novos produtos até mesmo publicar vídeos no status (Semelhante aos stories do Instagram, para passar alguma informação mais ampla)
Para melhorar um pouco mais, o Whatsapp possui a opção do Whatsapp Business que é um aplicativo que você baixa e transforma o número do seu telefone em uma conta comercial, dessa forma você pode colocar algumas mensagens automatizadas, definir os horários de funcionamento, seu endereço, regiões de entrega e até mesmo um catálogo com os seus produtos para que seus cliente já tenham ideia dos produtos.
Tudo isso é oferecido gratuitamente! Abaixo deixaremos alguns links úteis para você que te ensinam desde como instalar o Whatsapp e criar sua conta business até como enviar listas de transmissão ou postar mensagens no status :
Como criar minha conta no Whatsapp business
Como enviar uma lista de Transmissão
Como postar no status do Whatsapp
2 – Grupos de facebook:
Atualmente a maior rede social do mundo é um ótimo lugar para a compra e venda de diversos produtos, isso porque ela oferece a opção de criar ou participar de grupos com diversas especificidades. Por exemplo: Existem grupos no Facebook que vão desde venda de produtos no geral porém apenas em BH até mesmo para venda de roupas para mulheres no bairro x.
Então é possível conseguir de certa forma uma “segmentação” gratuita entrando nesses grupos e anunciando o seu produto ou serviço. Abaixo deixamos um link que te ensina como entrar e postar em grupos do Facebook:
Como entrar e publicar em grupos do Facebook
3 – Vídeo chamadas:
Dependendo do tipo de produto ofertado por você, pode ser que a venda seja um pouco mais complexa ou exija um pouco mais de aproximação com o cliente para que ele consiga visualizar o produto ao vivo.
Para isso existem algumas ferramentas como o próprio Whatsapp ou o Skype e Google Hangouts que oferecem a opção de fazer uma chamada de vídeo utilizando a câmera do seu celular e assim conversar com o cliente exibindo o produto que está sendo vendido. Diversas lojas de roupa e óticas estão utilizando essa estratégia, em alguns casos o vendedor serve até como manequim para o cliente ver o caimento da roupa.
A seguir deixamos o link dos três aplicativos citados para caso você queira testar essa ideia.
4 – Instagram Shopping:
Se o seu caso é a venda de produtos que possuem um forte apelo visual e você já possui uma loja virtual, a opção do Instagram Shopping pode ser um excelente caminho! Com essa ferramenta, além de você divulgar as imagens do seu produto para todos os seus seguidores, ainda é possível linkar o mesmo a página do seu e-commerce onde o cliente já consegue fazer a sua compra, dessa forma o caminho do cliente até a compra é encurtado e muito mais prático.
Essa ferramenta é disponível para todas as contas comerciais que são criadas no instagram e oferecem a possibilidade de linkar quantos produtos o empresário(a) quiser em seu perfil. A seguir deixamos também o link com um tutorial para te ajudar a criar o seu perfil com o Shopping.
Como criar o seu perfil no Instagram Shopping do zero.
5 – Criação de um E-commerce:
Por último e a opção mais completa, você pode optar pela criação do seu próprio site para vender os seus produtos, os conhecidos E-commerces. Apesar do custo ser um pouco mais alto, esta opção garante que você tenha o total controle de todas as etapas desde a entrada do usuário até a compra do produto. Com isso fica muito mais fácil de conseguir um usuário pois a sua página pode ser anunciada em outras plataformas ou até mesmo de forma orgânica pelo Google.
Aqui na BrunSker oferecemos a criação do E-commerce para o cliente, o ajudando desde a parte de definição do melhor layout para a plataforma até a associação da painel aos gateways de pagamento e de entregas.
Além disso em nossos E-commerces oferecemos a opção de adicionar um blog associado, assim caso o cliente alimente esse blog com materiais relacionados a sua área, os robôs do Google começam a identificar que aquele site é relevante no assunto dão mais visibilidade para o E-commerce na rede.
Se você gostou desta última ideia basta entrar em contato com o nosso comercial nos endereços abaixo que iremos te explicar mais sobre esta ferramenta!
Nos envie um email em comercial@brunsker.com.br
Ou ligue para o número – +55 (31)3395-8574