Para que algo seja vendido, é preciso que alguém esteja interessado em comprar. Meio óbvio não é mesmo? Mas, mais que isso, todo empreendedor quer um negócio de sucesso e estar sempre ganhando novos clientes.
Chegamos ao ponto!
Tráfego nada mais é que o usuário que acessa seu site. Podemos concluir também que sem ele não existiria nem mesmo o site, já que todas as estratégias e ações não teriam um público. Apesar de pensarmos em uma matemática básica de: maior tráfego, maior visibilidade, alguns pontos devem ser levados em consideração, mas esse vai ser um assunto para outro texto. Nesse vamos aprofundar no que seria o tão famoso tráfego, descrevendo todos os tipos.
Vamos lá?
1-Tráfego orgânico.
Aqui, as coisas acontecem de forma espontânea. Os usuários que chegaram até o seu site vieram através de uma pesquisa em sites como Google e Bing por exemplo. Você não precisa pagar nada para isso, tudo acontece naturalmente!
Uma técnica para trabalhar esse tipo de tráfego é o SEO (Search Engine Optimization), traduzido para o português: otimização para mecanismos de busca. Ele consiste em ferramentas que visam posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online através de palavras-chave.
2- Tráfego pago
É claro que algo que gera tantos resultados, também teria uma versão que exige investimento, né? Mas porque vou pagar por algo que consigo gratuitamente?
A resposta é: o tráfego pago possui um tempo e espera para resultados menor em relação ao tráfego orgânico. É claro que alguém que paga pelo serviço vai posicionar sua página antes dos que não investem nesse tipo de ferramenta. Além disso você não precisa que a pessoa procure pelo conteúdo do seu negócio. É possível fazer anúncio em outras plataformas, usando-as como canal de propaganda.
Existem, obviamente, várias formas de “comprar tráfego”, mas as mais utilizadas são Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads.
3- Tráfego de referência
Tenho certeza que a indicação de alguém que você confia já fez diferença quando estava prestes a tomar uma decisão. O Tráfego de referência funciona dessa mesma maneira: o usuário quando está visitando um site e lê um texto, se depara com um link em meio ao conteúdo que o redireciona para outro site. Quando uma página faz referência a outra, ela passa autoridade e confiança.
4- Tráfego Direto
Simples e direto!
Parabéns, o visitante conhece sua página por um outro meio e digitou na barra do navegador a URL do seu site, sem nenhum tipo de busca.
5- Tráfego Social
O próprio nome já dá a dica: o tráfego vem das redes sociais. E isso é mais que um bom motivo para marcar presença nessas ferramentas. Muitas pessoas ficam conectadas e interagindo o tempo todo. Mesmo que pareça difícil gerar conteúdos tão atrativos relacionados ao seu produto, isso não é impossível. Foque no seu alvo e gerencie bem as suas redes sociais.
6- Tráfego de E-mail Marketing
Já falamos um pouco dele em outros textos do nosso Blog. O e-mail é uma informação valiosa e se bem utilizada, o número de conversões em clientes será muito grande.Normalmente essas pessoas já autorizaram esse tipo de contato, logo esse tipo de tráfego traz leads mais qualificados.
Depois de conhecer um pouco de cada tipo de tráfego você deve estar se perguntando: qual o melhor pro meu negócio?
Essa decisão é sua, mas é importante que você utilize mais de um deles. Não se limite e invista no crescimento da sua marca!