O Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.
Como consumidor se considera todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por empresas ou pessoas que exerçam com caráter profissional uma atividade econômica que vise a obtenção de benefícios.
História do Dia do Consumidor
A ONU não escolheu o dia 15 de março sem motivos. A data marca o discurso de John Kennedy, que era presidente dos Estados Unidos, realizado nesse dia em 1962. Kennedy reforçou a importância de quatro princípios básicos dos direitos e interesses dos consumidores: direito à segurança, à informação, à escolha e o direito de ser ouvido.
Pouco mais de 20 anos depois, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu 15 de março como o Dia Mundial do Direito do Consumidor.
No Brasil, esses direitos estão previstos no Código do Consumidor, na Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor no mês de março do ano seguinte.
Com o Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. O principal objetivo do PROCON é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.
Todo o consumidor que necessita de auxílio sobre os seus direitos deve procurar o PROCON da sua cidade.
Comprar: quando, onde, como, quanto
Varejista, pode se preparar: o brasileiro está planejando um gasto médio alto em compras no primeiro semestre, e ele deve ser realizado em grande parte no Dia do Consumidor. Mais da metade das pessoas espera comprar mais de R$ 500 nos primeiros seis meses do ano, e 58% delas pretendem aguardar a data para adquirir os produtos que procuram5.
Quanto ao modo de compra, vemos o Dia do Consumidor forte nas lojas físicas – 39% dos consumidores pretendem comprar só offline. Essa proporção é maior do que em datas como a Black Friday, por exemplo, em que só 18% dos compradores ignoram o digital6.
Embora a compra física seja forte, o online influencia muito a decisão. Para 75% dos que compraram no ano passado, a internet foi importante para a decisão de visitar a loja, enquanto 50% dizem ter pesquisado no Google antes da compra.
Dos critérios que influenciam as compras no Dia do Consumidor, o preço é o fator decisivo para 46% das pessoas. Mas outros atributos ganham importância, como a confiança na loja (citada por 42%) e o frete (29%), nesse caso tanto em termos de custo quanto de tempo7.
Roupas e calçados têm a maior intenção de compra, mas computadores, videogames e smartphones são os produtos pelos quais as pessoas estão mais dispostas a esperar. Entre os itens que os entrevistados mais querem ver em promoção na data, os smartphones continuam na liderança, com 28% das respostas, seguidos por roupas e calçados (19%), TVs (16%) e videogames (13%)8.
Alimentos e Bebidas: à espera do coelhinho
Quando se fala em data de varejo, que categorias de produtos vêm à mente? Celulares e Eletroeletrônicos, certo? No Dia do Consumidor, as pessoas até planejam comprar esses itens, mas os campeões nesse momento são mesmo os Alimentos e Bebidas.
Em 2018, eles foram a categoria líder da data, comprados por 35,4% das pessoas, e ainda tiveram 65% de crescimento nas buscas, contra 27% em Laptops e de 20% em TVs e Brinquedos. Além disso, 54% das pessoas esperam ver promoções nessa categoria no Dia do Consumidor deste ano, contra 50% no ano passado9.
E por que os Alimentos e Bebidas têm tanto peso no Dia do Consumidor? Uma das respostas está na Páscoa. Nos últimos anos, a proximidade entre as duas datas levou a um grande aumento de buscas por chocolates e por outros produtos relacionados ao feriado.
Mais um efeito disso é que os hiper e supermercados foram o principal local de compra no Dia do Consumidor em 2018, e ganham mais e mais relevância nas datas sazonais. Em 2019, 57% das pessoas dizem que promoções na categoria Alimentos e Bebidas aumentaria a chance de irem a um supermercado no Dia do Consumidor, contra 55% em 201810.
Vimos que o Dia do Consumidor, enquanto se consolida como um grande momento do ano no varejo, está se tornando um período de compras maior que apenas um dia, e ainda estimula comportamentos de consumo bem específicos. Direcionar a estratégia da sua marca usando a lógica de calendário e considerando os hábitos particulares de cada data-chave do ano é uma das formas de ter sucesso.